Efeméride/ 25 de Novembro: Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher

Anualmente, o 25 de Novembro é reconhecido como o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher. A efeméride foi instituída pela Organização das Nações Unidas e em 2017 é celebrada sob o lema “Não deixar ninguém para trás”.

Recorde-se que foi a 25 de Novembro que, em 1981, foi realizado o Primeiro Encontro Feminista da América Latina e Caribe realizado na cidade de Bogotá, com o objetivo de homenagear a “Las Mariposas”, nome utilizado em atividades clandestinas organizadas pelas irmãs Mirabal, heroínas da República Dominicana que foram brutalmente assassinadas em 25 de novembro de 1960 pelo ditador Rafael Leônidas Trujillo.

As três irmãs - Minerva, Pátria e Maria Tereza - eram contra a ditadura de Rafael Leônidas Trujillo e por isso foram perseguidas e presas. Como provocaram grande comoção popular, o ditador acabou por libertá-las, para em seguida simular um acidente automobilístico matando-as quando iam visitar os seus maridos.

A notícia escandalizou o mundo e em 1999 a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas declarou o 25 de novembro como o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher, em homenagem às “Mariposas”.

Saiba mais sobre o lema de 2017 para assinalar o dia em:
http://www.un.org/en/events/endviolenceday/

Foto: http://desacato.info/dia-internacional-da-nao-violencia-contra-a-mulher/
Texto: C/ Amiro Fofana (estagiário)