Efeméride / 2 de Dezembro: Dia Internacional para a Abolição da Escravatura

No passado dia 2 de Dezembro, assinalou-se o Dia Internacional para a Abolição da Escravatura. A efeméride foi instituída pelas Nações Unidas e em 2017 é assinalado com uma campanha intitulada “50 para a Liberdade”.

Conforme a Organização Internacional de Trabalho (OIT), mais de 40 milhões de pessoas em todo o mundo são vítimas, da escravidão moderna, embora muitos desses casos não estejam definidos na lei como tal.

O termo é usado de forma abrangente, incluindo práticas como trabalho forçado, servidão por dívidas, casamento forçado, trabalho infantil e tráfico de seres humanos.

De acordo com os dados mundiais, cerca de 40,3 milhões de pessoas estão em escravidão moderna. Desses 24,9 encontram-se em situação de trabalho forçado e 4,8 milhões em situações de exploração sexual.

Além disso, foram identificados 15,4 milhões de casamentos forçados e 150 milhões de crianças em situações de trabalho infantil.

Em Novembro de 2016, a OIT adoptou um novo protocolo juridicamente vinculativo destinado a fortalecer os esforços globais para eliminar o trabalho forçado.

 

Foto: http://www.angolabelazebelo.com/

Texto: C/ Sandra Moreira (estagiária)