Cyberbullying: CNDHC realiza palestra no Centro Sócio Educativo Orlando Pantera

  

Cyberbullying foi o tema da palestra ministrada no passado dia 11 de Maio pela técnica da Comissão Nacional para Direitos Humanos e Cidadania (CNDHC), Miriam Medina. A sessão teve como objetivo mostrar aos jovens e adolescentes presentes no centro Orlando Pantera as diferentes formas de bullying que acontecem na internet, bem como os perigos do mau uso dela.

Segundo a técnica da CNDHC, o mau uso da internet leva os jovens e adolescentes a serem alvos de bullying ao enviarem suas fotos íntimas por exemplo. No entender de Medina, tudo isso pode levar à depressão e, consequentemente, ao suicídio.

Para um exemplo prático da consequência do bullying na internet, foi apresentado um filme aos jovens. O filme retrata a história de uma jovem que, por um erro, enviou fotos íntimas a um amigo através da internet. A partir daí, ela foi chantageada e a sua foto foi espalhada por todos os lados, o que fez com que fosse rejeitada por colegas na escola e pela própria sociedade. Por fim, acabou por suicidar-se.

“Se a sua família e os amigos se tivessem importado com ela e a ajudassem, isso não teria acontecido”, afirmou um dos jovens que assistiram o vídeo. Miriam Medina explicou que a família tem um papel muito importante para que possam ser evitados casos como este. “Os pais têm que estar presentes no dia a dia dos filhos, a fim de lhes aconselhar e mostrar-lhes o caminho certo”, afirmou a técnica da CNDHC.

Medina terminou a palestra aconselhando os jovens a serem cidadãos exemplares e que aproveitem o que vida tem de bom para lhes oferecer. “Temos que ter em mente o que queremos para a nossa vida e todos têm o direito de ter uma segunda chance”, afirmou Miriam Medina.

Com Wilson Moreira (estagiário)

Relacionados:

+ Reinserção Social: CNDHC visita Centro Socioeducativo Orlando Pantera

+ Centro Orlando Pantera: CNDHC ministra palestra sobre os jovens e a cidadania

+ Orlando Pantera: Centro acolhe palestra sobre Direitos Humanos

United Kingdom gambling site click here