Colégio da Turminha: CNDHC socializa cartilha “Cidadão Pikinoti”

A Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania (CNDHC) realizou no dia 11 de maio, uma palestra com 29 alunos do pré-escolar do Colégio da Turminha, Cidade da Praia. A ação teve como objetivo dar a conhecer aos “pikinotis” os seus direitos e deveres, através da cartilha “Cidadão Pikinoti”, contribuindo assim para que sejam bons cidadãos no futuro.

A palestra, que esteve a cargo da técnica da CNDHC, Miriam Medina, decorreu num clima de muito diálogo entre a palestrante, alunos e a professora daquela turma.

Medina alertou as crianças para o fato de que não só têm direitos, mas também um conjunto de deveres, como o de respeitar os colegas e outras pessoas, independentemente da cor da pele, condições físicas ou económicas. Referiu ainda o dever de manterem os seus brinquedos sempre bem arrumados após o seu uso, de estudar e obedecer as ordens dos pais, professores e não só, entre outros.

“Todos temos o direito de brincar, comer, e divertir”, afirmaram as crianças. Medina acrescentou o direito ao nome, à família, à educação, à saúde, entre vários outros direitos das crianças.

No final da palestra, foram distribuídas 30 cartilhas do “Cidadão Pikinoti”, para que as crianças possam conhecer melhor quais são os seus direitos e deveres e o que é a cidadania.

Com Wilson Moreira (estagiário)

Relacionados:

+ Tira Chapéu: crianças da 4ª classe falam sobre Direitos Humanos e Cidadania

United Kingdom gambling site click here