Várzea: alunos do 6º ano participam em palestra sobre Direitos Humanos e bullying

82 alunos do sexto ano do Pólo educativo da Várzea, na Cidade da Praia, participaram no passado dia 11 de maio numa palestra sobe Direitos Humanos, Cidadania e Bullying, dirigida pela técnica da CNDHC Miriam Medina. O objetivo foi capacitar os alunos nesses temas, a fim de promover o respeito mútuo e um bom exercício da cidadania.

Na presença da gestora e professoras daquela escola, Medina explicou os conceitos a partir dos 3 R’ s. “Temos que levar em conta sempre, os 3 R’ s dos Direitos humanos: o respeito para comigo, o respeito para com o semelhante e o respeito em todas as minhas ações”, afirmou Miriam Medina, reforçando com a máxima: “a minha liberdade termina onde começa a liberdade do outro”.

A técnica afirmou que deve haver um equilíbrio entre os direitos e deveres de cada um. Isto é, deve-se respeitar os direitos dos outros e agir em conformidade com os nossos deveres. “Não é só sabermos que temos um conjunto de direitos e deveres. Também temos de agir em conformidade com eles”, realçou Miriam Medina.

O direito à identidade, à liberdade e à educação foram alguns dos direitos das crianças apresentados. Por outro lado, também foram salientados alguns deveres como: respeitar os outros, preservar os espaços e equipamentos públicos, entre outros.

De seguida, foi abordado o tema do Cyberbullying, apresentado através do vídeo de uma história real, que levou uma menina a suicidar-se.

No final da palestra, os alunos mostraram-se sensibilizados com os temas apresentados, prometendo mudanças de atitude. Já a diretora daquela escola mostrou-se satisfeita com a sessão e solicitou a realização de mais atividades do género com outros alunos do Pólo
educativo da Várzea.

Recorde-se que nas últimas semanas a CNDHC tem realizado uma série de conversas sobre Direitos Humanos e Cidadania nalgumas escolas da Cidade da Praia. Espera-se, com o tempo, alargar essas atividades para outros concelhos do país.

Com Wilson Moreira (estagiário)

Relacionados:

+ Tira Chapéu: crianças da 4ª classe falam sobre Direitos Humanos e Cidadania

+ Terra Branca: CNDHC realiza conversa com crianças sobre Direitos Humanos, Cidadania e Bullying

United Kingdom gambling site click here