Abuso Sexual de Menores: CNDHC reúne-se com rede de prevenção em Santo Antão

No âmbito da visita à ilha de Santo Antão, a Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania reuniu-se com membros da Rede de Prevenção ao Abuso Sexual de Menores (RPASM). O encontro, que decorreu no passado dia 26 de abril, no Salão Nobre da Câmara Municipal do Paúl, teve como propósitos conhecer as atividades e os desafios do grupo.

A Presidente da CNDHC começou por enaltecer o trabalho da RPASM, que certamente tem contribuído para uma maior consciencialização sobre os direitos das crianças no geral, sobretudo no que se refere à sua proteção.  Zaida Morais de Freitas defendeu que essa experiência deveria ser replicada noutras ilhas do país, pois é uma abordagem que contribui para um envolvimento da sociedade em geral no combate ao abuso sexual de menores.

A coordenadora da RPASM, Soeli Santos, explicou que a rede é constituída por técnicos de várias áreas e que têm trabalhado sobretudo na sensibilização nas escolas e comunidades da ilha. Além disso, avançou que esse trabalho pode ainda abarcar vítimas e agressores.

Relativamente aos desafios, destacou a questão do financiamento, mas salientou que a RPASM tem conseguido funcionar mesmo sem patrocínio fixo, contando com apoios das Câmaras Municipais, das escolas e de outras instituições.

No final, a Presidente da CNDHC mostrou-se disponível para estreitar o relacionamento da instituição que dirige com a RPASM, visto que esta tem contribuído para a promoção dos direitos humanos das crianças na ilha de Santo Antão.

Relacionados:

+ Paúl: instituições e sociedade civil assistem ao lançamento da versão impressa do estudo sobre crimes sexuais contra menores

United Kingdom gambling site click here