São Vicente: CNDHC reúne-se com Delegado do ICCA e visita estruturas da instituição

A Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania esteve em missão na ilha de São Vicente no passado mês de Abril. Neste âmbito, no dia 25 de abril, realizou-se um encontro com o Delegado do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente e foram realizadas visitas às estruturas da instituição na ilha.

O Delegado do ICCA, Jandir Oliveira, e a técnica Maria da Luz Conceição, receberam a comitiva da CNDHC, constituída pela Presidente Zaida Morais de Freitas, e pelos técnicos Arlindo Sanches, Ilda Fortes e Zoraida Fortes. Num breve encontro, falou-se sobre o funcionamento, desafios e perspetivas do ICCA na ilha de São Vicente.

De seguida, a comitiva da CNDHC efetuou uma visita às duas estruturas do ICCA na ilha. No Centro de Emergência Infantil, que acolhe crianças como medida de proteção, a responsável Lorena Figueiredo elucidou sobre o funcionamento e principais dificuldades, numa visita guiada à estrutura física.

Jenifer Silva, responsável pelo Centro Juvenil Nho Djunga, também acompanhou a equipa numa visita às instalações, explicando que o mesmo acolhe crianças sujeitas a medidas judiciais.

A CNDHC aproveitou a oportunidade para oferecer algumas das suas publicações ao ICCA, nomeadamente as relacionadas com a infância. No final, ICCA e CNDHC manifestaram disponibilidade para continuar a colaborar na promoção e proteção dos direitos e deveres das crianças em Cabo Verde.

Recorde-se que a CNDHC tem como uma das atribuições participar na definição e execução de políticas públicas nas áreas que envolvam os Direitos Humanos, a Cidadania e o Direito Internacional Humanitário.

Relacionado:

+ Comité Pró-crianças e Adolescentes: CNDHC participa na 1ª reunião ordinária

+ Direitos das Crianças: Presidente da CNDHC reúne-se com Presidente do ICCA

United Kingdom gambling site click here